terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pão com Manteiga





08h30min.
 Mais uma terça-feira. Gosto de ver o copo mais cheio.
Ultimamente andei prestando minha atenção para as pequenas sensações diárias, que muitas vezes, na correria, deixamos nos passar essas pequenas felicidades.
Já estava em minha mesa, planilhas abertas, conciliações de mais de três dígitos em EURO, taxa cambial diária, duas caixas de entradas abertas...
‘ – Quer pedir um pão? '

E 15 minutos depois meu colega de trabalho me entregara um singelo saquinho com pão e manteiga na chapa. Minha caneca mascote da starbucks já estava abastecida com alguns dedos de café quentinho. Resolvi começar pelo pão, e logo na primeira mordida, fechei os olhos e fui levada por uma onda de lembranças tão vivas e quentinhas quanto o café que em seguida degustei.
Nostalgia.
E naquele momento, num início de manhã, num inicio de ano, em meio a correria usual da cidade grande, de repente, eu me vi com 07 anos de idade, manhã de férias de verão, os passarinhos anunciavam que o sol já estava em seu turno, e eu, andando ainda sonolenta em meio a bocejos repetitivos de uma noite quente bem dormida, cambaleava do quarto a cozinha onde o cheirinho do café que meu avô acabara de fazer predominava pela casa. Mais uma mordida, mais um gole, e eu estava recebendo aquela bronca acompanhada de sorrisos bobos por ainda não ter lavado o rosto. O gosto me parecia muito vívido, era exatamente como tomar café na casa do vovô, ter aquela sensação gostosa de proteção, aquela ansiedade para passar o dia brincando na piscina, sentir a brisa fresca que só as manhãs do interior têm, brincar com o cachorro que um dia achou na rua e pediu para a vó que pudéssemos ficar com ele, a ausência de preocupações...ah! Era o sabor da infância...
Quantas pequenas situações não nos remetem a pensamentos e sensações que nos levam para um flashback de felicidade? Um perfume que lembra a mãe, um pôr-do-sol que nos lembra aquele entardecer na estrada, aquele chocolate que o tio Luís entregava todas as sextas...
Nossas pequenas felicidades estão a nosso dispor, basta ter a sensibilidade para as lembranças, como um simples café da manhã, cheiros, cores, tantas sensações...


E você, já comeu seu pão com manteiga hoje?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!